terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Secretariado:história e evolução profissional

Os Escribas são considerados como os primeiros secretários, porque dominavam a escrita, faziam as contas, organizavam os arquivos, escreviam as ordens e recebiam-nas também por escrito, sendo por isso encarregues da sua execução. Eles tinham perfeito domínio do idioma, da literatura e da história do seu país e assessoravam Reis, Imperadores, Filósofos e Líderes. 
Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, houve o surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos.
Segundo estudiosos, a palavra "secretária" tem origem no latim e deriva dos seguintes termos:
  • Secretarium - lugar retirado;
  • Secretum - lugar retirado, retiro;
  • Secreta - particular, segredo
A secretária atuava como rececionista, datilógrafa dos trabalhos elaborados pelos chefes, era a imagem da empresa, não exprimia opiniões e tampouco proatividade. Com o passar do tempo o perfil de secretária modificou-se, deixou de ser vista como cumpridora de rotinas ou apoio do executivo e os anos 90 dignificaram a profissão como gestora de processos.
Contudo, o novo perfil do(a) secretário(a) não foi suficiente para expulsar o preconceito de muitos executivos e mesmo com toda a evolução, o Secretariado sofre com preconceitos e o desconhecimento de muitos empresários. São executivos que, desconhecendo a capacidade das suas secretárias, lhes delegam tarefas simplistas. Em vez de confiar no potencial das profissionais, preferem centralizar neles a decisão e gestão de rotinas que poderiam ser perfeitamente geridas pelas suas assistentes. O resultado dessa atitude é a sobrecarga de compromissos, papéis e decisões no executivo, enquanto a sua secretária está, indevidamente ocupada em servir cafezinho aos visitantes.
Mas o profissional de Secretariado deve contrariar esse preconceito e qualificar-se ao máximo mantendo-se atualizado, sendo proactivo, negociador, polivalente, e principalmente dominar as técnicas de secretariado.
Atualmente a secretária é praticamente uma assistente da presidência ou gerência para a qual trabalha. Além de gerir a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular das administrações. Trata-se, pois, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.

Fontes:




 

Sem comentários:

Enviar um comentário