Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após
as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, houve o
surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados
Unidos.
Segundo estudiosos, a palavra "secretária" tem origem no latim e
deriva dos seguintes termos:- Secretarium - lugar retirado;
- Secretum - lugar retirado,
retiro;
- Secreta - particular, segredo
Contudo, o novo perfil do(a) secretário(a) não foi suficiente para expulsar o preconceito de muitos executivos e mesmo com toda a evolução, o Secretariado sofre com preconceitos e o desconhecimento de muitos empresários. São executivos que, desconhecendo a capacidade das suas secretárias, lhes delegam tarefas simplistas. Em vez de confiar no potencial das profissionais, preferem centralizar neles a decisão e gestão de rotinas que poderiam ser perfeitamente geridas pelas suas assistentes. O resultado dessa atitude é a sobrecarga de compromissos, papéis e decisões no executivo, enquanto a sua secretária está, indevidamente ocupada em servir cafezinho aos visitantes.
Mas o profissional de Secretariado deve contrariar esse preconceito e qualificar-se ao máximo mantendo-se atualizado, sendo proactivo, negociador, polivalente, e principalmente dominar as técnicas de secretariado.
Atualmente a secretária é praticamente uma assistente da presidência ou gerência para a qual trabalha. Além de gerir a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular das administrações. Trata-se, pois, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
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